fbpx

Seu escritório está no Google Meu Negócio? Se não, você pode estar perdendo clientes!

No ramo do Marketing digital, existem incontáveis ferramentas, cada uma com uma particularidade, mas todas com o foco em trazer visibilidade, agilidade ou resultados ao seu negócio.

O Google, hoje o maior buscador da internet, pensando em ajudar pequenas, médias e grandes empresas, criou o Google Meu Negócio, e neste artigo nós vamos mostrar que se você não está usando este serviço do Google, os seus concorrentes podem estar na sua frente.

O que é o Google Meu Negócio?

Hoje, o maior site de busca conhecido é o nosso querido Google. Você quer encontrar um escritório de contabilidade mas acabou de chegar na cidade? Google. Quer encontrar um restaurante aberto? Google. Está em busca de um serviço especializado? Google.

É verdade que o Google tem um enorme ecossistema de serviços, como o YouTube, e um desses serviços é o Maps. Sim, aquele mapa que você abre no celular quando quer encontrar algum lugar.

Bem no começo do Maps, você concorda que alguém deveria cadastrar todos aqueles negócios, certo? 

E foi depois de algum tempo que a Google criou o Google Places For Business, uma plataforma onde os donos de empresas poderiam gerir seus negócios, posteriormente transformando-se no conhecido Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma plataforma que controla as informações de um negócio local (como um Escritório de Contabilidade) no Maps e as informações sobre ele. 

É do Google, mas é realmente importante?

O simples fato dessa ferramenta ser do Google já traz uma enorme credibilidade, mas será que é realmente importante estar no Google Meu Negócio?

A resposta é clara: sim! Sabe por quê? Se você buscar agora por “Escritório de Advocacia em Curitiba”, o primeiro resultado orgânico (após os anúncios pagos) é uma visualização de negócios do Google Maps.

Print comércios no Google Meu Negócio

Resultado de pesquisa por “Escritório de Advocacia em Curitiba”.

Agora eu te pergunto: você sabe como são cadastrados e otimizados esses escritórios que estamos vendo? Se você pensou “Google Meu Negócio”, você acertou!

Então, sim, se você quer estar nas primeiras posições quando alguém fazer uma pesquisa por negócios locais, o Google Meu Negócio é importante.

O que posso fazer nele?

É nessa plataforma que você pode fazer postagens, editar informações sobre o seu negócio como horário de funcionamento, endereço, contato, etc, ver insights sobre o seu negócio, responder avaliações e mensagens, adicionar fotos, produtos e serviços.

Tudo isso vai ajudar o rankamento do seu negócio, isto é, fazer ele aparecer no topo daquela lista de negócios locais do print acima.

Ok, você me convenceu. Como coloco meu Escritório lá?

Cadastrar o seu negócio local, seja ele um escritório, um restaurante, uma loja de roupas, é um processo muito simples e intuitivo, e eu vou te guiar nesse passo-a-passo e ensinar a utilizar as principais ferramentas dessa ferramenta.

Vamos lá, então?

Criando um novo negócio no Google Meu Negócio

Captura de Tela da Home do site Google Meu Negócio

Para criar um negócio no Google Meu Negócio, você precisa acessar o site oficial da ferramenta, em business.google.com, ou clicando aqui, e seleciona o botão “Gerenciar Agora”, e na página que se abre fazer o login na sua conta do Google.

É comum encontrarmos a nossa empresa já cadastrada no Google Maps, e isso acontece porque o Google conta com diversos algoritmos, colaborações e informações de usuários que permitem um cadastro prévio. Mas esse cadastro que o próprio Google faz não possui muitas informações, e é bem limitado.

Na página que se abre você pode pesquisar pelo nome da sua empresa (caso ela já esteja cadastrada no Google Maps) ou clicar em “Inclua sua empresa no Google”.

Seguindo, você deve então preencher as informações da sua empresa e no final você deverá escolher um método de verificação. O mais comum é o Via Cartão-Postal, onde o Google te enviará um código pelo Correios para ativar a sua conta.

Feito isso, agora é aguardar até 15 dias para confirmar a sua identidade e que você é realmente dono.

Até lá, você já pode fazer algumas coisas, como adicionar fotos, fazer postagens ou até mesmo mudar algumas informações, mas isso só irá ao ar depois que você confirmar a sua conta.

Adicionando fotos ao seu negócio

Ok, você pode adicionar diversas fotos e até vídeos ao seu negócio, e quanto mais, melhor.

Uma boa foto, um bom vídeo, pode atuar como Prova Social e despertar o interesse da pessoa que te encontrou no Google.

Uma sugestão de nós da Zacur é trabalhar com fotos que mostram pessoas utilizando os seus serviços, fotos com clientes, vídeos de depoimentos, tudo que vá fazer os olhos do usuário brilharem.

Algo que é interessante é enviar uma imagem quadrada para o seu logotipo, assim, você mostra a identidade da sua empresa também.

Para acessar as fotos do Google Meu Negócio, basta ir até “Fotos” na barra de menu.

O que são as postagens e como fazer?

Um outro recurso extremamente importante é o de postagens do Google Meu Negócio. 

Aqui você pode postar na sua ficha, atualizações sobre o seu negócio, como ofertas, eventos, adicionar produtos ou até mesmo avisar à sua audiência que na quinta-feira o seu escritório fechará mais cedo, quem sabe? 

Página de Postagens do Google Meu Negócio

Para acessar as postagens do Google Meu Negócio, basta ir até “Postagens” na barra de menu.

Criar uma postagem é algo bem simples, basta selecionar o tipo (clique aqui se você quiser conhecer melhor cada um deles) e escrever. É bem intuitivo, por isso dispensa maiores detalhes.

E as Avaliações, são importantes?

Sem sombra de dúvidas. Então, se você puder enviar o link de avaliação para seus clientes, que após ativar sua conta, basta ir em Início e procurar por “Receba mais avaliações”, melhor.

Quanto melhor avaliado um negócio, maiores as chances do Google te colocar no topo quando pesquisarem pelos serviços que você presta.

E lembre-se de responder às avaliações positivas agradecendo, e às negativas pedindo um feedback de como melhorar.

Página de Avaliações do Google Meu Negócio

Para acessar as avaliações do Google Meu Negócio, basta ir até “Avaliações” na barra de menu.

Cadastre serviços, ajuda no rankeamento

Uma outra coisa muito importante é o cadastro de produtos e serviços. Isto porque quando alguém pesquisar pelo produto ou serviço que você oferece, a chance do Google mostrar a sua empresa é bem maior.

Supondo que você ofereça serviços de Suporte de RH, se um usuário pesquisar por isto na sua Cidade e estiver na sua ficha, a probabilidade de você aparecer mais no topo é bem maior.

Página de Serviços do Google Meu Negócio

Para acessar os serviços do Google Meu Negócio, basta ir até “Serviços” na barra de menu.

Considerações finais

Além de tudo que mostramos nesse artigo, tem diversas outras coisas que você pode fazer no Google Meu Negócio, como responder mensagens diretas de usuários, permitir agendamentos de horários, e até mesmo criar um site.

O problema nesses sites é que são muito limitados e padronizados, e por isso não permitem uma autonomia para o seu negócio, não segue a identidade visual da sua empresa, como os sites que a Zacur desenvolve do zero, seguindo fidedignamente os objetivos da sua empresa.

Portanto, o Google Meu Negócio tem tudo para ajudar a sua empresa a dar os primeiros passos no mundo da internet, e pode-se dizer que se a sua empresa não está nessa ferramenta, como o próprio título dessa postagem já sugere: você pode estar perdendo clientes.

Escrito por:

Gabriel Carvalho

Orçamento Rápido

sem compromisso

Retornamos seu contato dentro de 24horas

Faça seu orçamento sem compromisso