Zacur

Domine a Black Friday: 5 Segredos de Marketing para o Sucesso nas Vendas!

Alisson Zacur

Alisson Zacur

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A Black Friday é uma das datas mais aguardadas, tanto pelas empresas que querem aproveitar esse período para vender, quanto para os consumidores finais, que querem comprar com grandes descontos.

Esse período de Black Friday tem uma importância muito grande no mercado, já que movimenta um grande volume de vendas em um curto espaço de tempo.

Por ser um período muito importante para as vendas e ter uma duração tão curta, é importante que as empresas se planejem bem para aproveitarem ao máximo cada hora de promoção. 

Vamos te passar algumas dicas e estratégias importantes para você usar nesse período e maximizar suas vendas.

Black Friday, o que é?

female friends out shopping together

Black Friday é uma data que acontece na próxima sexta-feira logo após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Não se sabe exatamente a origem dessa cultura de fazer grandes promoções nessa data, mas sabemos que essa estratégia de vendas surgiu com força no final do século XX. 

E desde o seu surgimento, vem crescendo cada vez mais, até chegarmos nos dias de hoje, conquistando até outros países como o Brasil. 

Aqui no Brasil, a Black Friday começou a ser usada por volta de 2010 por pequenos comerciantes. 

Vendo todo seu sucesso e potencial, grandes lojas começaram a adotar essa prática, tornando essa data parte da nossa cultura. 

Quando vai ser a Black Friday esse ano?

A Black Friday acontece sempre na quarta sexta-feira de novembro, que esse vai cair no dia 24 de novembro de 2023.

Black Friday: 5 Segredos de Marketing para o Sucesso nas Vendas!

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Para você ter bons resultados em vendas, você precisa ter um bom planejamento e uma estrutura que suporte sua demanda.

Com a Black Friday se aproximando, é importante que você comece a pesquisar formas de aproveitar ao máximo essa.

Hoje vamos falar sobre 5 dicas incríveis que com certeza vão ajudar você aproveitar ao máximo esse período de compras.

Planejamento Antecipado

Se você tem intenção de participar da Black Friday, oferecendo seus produtos ou serviços, você deve começar seu planejamento com antecedência.

Essa é uma data importante e curta, então não temos espaço para erros, seja no marketing ou em qualquer outro setor da empresa.

Durante o período da Black Friday, você precisa garantir que tudo esteja fluindo em perfeita harmonia, desde as campanhas de marketing, estoque, logística, atendimento e todo restante da sua empresa. 

Além do básico, como garantir um bom estoque, treinamento para equipe, processos bem estruturados e assim por diante, você precisa se atentar a outros detalhes, tão importantes como esses.

Atendimento

Garanta que seus canais de atendimento estejam prontos para suportar toda a demanda, utilize sistemas de atendimento para ter uma eficiência melhor.

Ferramentas como LandBot ajudam muito em situações como essa, principalmente para fazer a triagem inicial e atrasar ou diminuir o fluxo de atendimento.

Aqueça seus clientes

Todos nós já sabemos que na maioria das vezes que compramos algo, compramos por impulso, no calor do momento e não porque queremos ou precisamos de verdade. 

Na Black Friday não é diferente, muitas pessoas acabam comprando coisas que não precisam ou nem querem, mas compram só pelos descontos enormes que recebem por conta da data.

Então cabe a você animar seus clientes e colocar o desejo de comprarem seus produtos ou serviços. 

Estimule seus clientes através das redes sociais, e-mails, panfletos, anúncios e outras formas.

Mantendo seu público bem aquecido para as compras, com certeza vai contribuir muito para o aumento das suas vendas, além do que você já venderia. 

Metas Claras

Como tudo que fazemos, é importante ter metas claras e objetivas, para saber exatamente onde você quer chegar.

Dessa forma você evita ficar correndo sem chegar a lugar nenhum, sem saber para onde quer chegar ou até ir além do esperando, comprometendo sua estrutura.

Ter como meta “Vender o máximo que der”, não é o tipo de meta que você deve criar em uma data tão importante como essa.

Vale a pena dedicas algum tempo planejando exatamente qual será seu objetivo, o que você quer vender, quanto você quer vender, para quem vender e assim por diante.

Afinal, você não quer ter 10 pares de calçados e por engano vender 15 pares, sem ter como entregar esses 5 pares vendidos a mais. 

Ou até ao contrário, ter 10 pares e vender apenas 2 ou 3, isso seria um enorme problema para você.

Claro que estou usando exemplos pequenos, mas imagina um volume 1000x maior do que esse ou até mais. Com certeza problemas como esses são evitados com um bom planejamento. 

Pós-Black Friday

Não é porque acabou a Black Friday, que suas vendas precisam chegar ao fim, ao contrário do que muitos pensam, você pode aproveitar o final desse evento para gerar algumas vendas.

Você pode criar promoções Pós-Black Friday, para estimular as vendas mesmo ao fim dessa data, principalmente para produtos que não venderam como o esperado.

Essa é uma excelente forma de garantir as vendas e não ficar com estoque parado, afinal, produto na prateleira é prejuízo. 

E-mail Marketing

Apesar do que alguns pensam, os e-mails não morreram e ainda são muito utilizados, principalmente para vender.

Com uma boa campanha de e-mail marketing bem estruturada, você consegue aumentar suas vendas com simples disparos de e-mail marketing.

Leads Qualificados

É importante que seus leads sejam qualificados, ou todo seu esforço de vendas será em vão, não adianta ter uma base com 10.000 e-mails, se nem a metade está interessado de fato nos seus produtos.

É importante sempre lembrar, que NUNCA se deve comprar lista de e-mails, principalmente em campanhas como essa, onde você tem mais a perder do que ganhar.

Como foi dito, o espaço de tempo para vendas é curto, então precisamos aproveitar ao máximo, com o mínimo de erros possíveis. 

E-mails Personalizados

Quando for planejar seus e-mails marketing, é importante criar eles de forma personalizada para cada base que você tem.

Se você está trabalhando com uma base de e-mails que já realizou alguma compra com você, essa pessoa tende a se interessar por e-mails com promoções, ao invés de e-mails avisando que saiu um artigo novo no blog.

Caso sua empresa atenda vários públicos diferentes, você precisa levar isso em consideração. 

Uma mulher que comprou uma maquiagem, por exemplo, dificilmente se interessaria por uma lavadoura de alta pressão.

Por isso vale a pena dedicar algumas horas a mais do seu tempo preparando cada e-mail com atenção. 

Conteúdo de Valor

Se atente muito ao valor do seu conteúdo, precisa ser algo que desperte o interesse do leitor e que de fato faça alguma diferença para ele. 

Entregue um conteúdo que seu cliente tenha interesse, não adianta você oferecer um desconto ou avisar sobre o lançamento de um produto que não tem valor para o leitor. 

Redes Sociais

Uma forma muito eficaz de você aquecer seus clientes para essa data, é através de anúncios patrocinados.

Você pode fazer anúncios pagos tanto nas redes sociais, quanto no próprio Google.

Planeje com atenção sua campanha para saber exatamente o que será divulgado, qual orçamento será necessário e assim por diante

Feed

No feed das suas redes sociais você pode usar elas para mostrar seus produtos, como se fosse o catálogo da sua empresa.

Use o feed para criar posts que mostrem os benefícios dos seus produtos, vantagens e como eles solucionam um problemas no dia a dia de quem comprar.

Stories

Os stories são umas das ferramentas mais importantes das redes sociais, principalmente para empresas que querem criar uma conexão com seu público.

Use os stories frequentemente, mostrando a rotina na empresa, novidades e até batendo um papo com seus seguidores. 

Fazendo isso diariamente, você fortalece sua conexão com seu público, criando cada vez mais uma marca forte.

Marketing de Conteúdo

No Marketing de Conteúdo, você precisa ter um bom planejamento, para produzir conteúdos relevantes para o seu público. 

Crie conteúdos como guias de compras, análises de produtos, artigos informativos e assim por diante. 

Esse tipo de conteúdo atraí pessoas interessadas em comprar, sem falar que ajuda a direcionar seu público para o que comprar. 

Programa de Fidelidade e Recompensas

Ofereça recompensas especiais para os seus clientes que compraram algo ou que realizaram alguma ação específica.

Você pode oferecer recompensas como descontos exclusivos para clientes que gravaram um story e marcou sua empresa, que indicou para um amigo e ações semelhantes.

Ou descontos especiais para clientes que já compraram algo, para incentivar eles a continuarem comprando com você.

Além de descontos exclusivos para os seus clientes, você também pode oferecer brindes especiais, dessa forma, você cria um laço cada vez maior com seus clientes. 

Conclusão

Use todas as ferramentas a sua disposição para otimizar ao máximo sua empresa nesse período de Black Friday.

Lembre-se de não deixar nada para última hora, essa é uma data muito importante, principalmente para empresas.

Planeje tudo com antecedência e muita calma para tirar o melhor dessa data e espero que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor como você pode aproveitar ao máximo a Black Friday e alavancar ainda mais as suas vendas.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais e nos marque, e caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários que ajudaremos você.

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